Do you speak english?

Do you Speak English? :)

Há uma coisa importante numa Cidade que se quer internacionalizar.Essa coisa tem a ver com a barreira linguística, e essa barreira linguística  é o Inglês.Acreditem,nada num local estranho ao visitante,nada o coloca numa situação mais embaraçosa do que querer comunicar,querer fazer-se entender e chegar à conclusão de que não consegue ou não conseguiu fazer passar a sua mensagem.Para o turista,ou visitante como eu lhe prefiro chamar,a Cidade é feita somente de locais emblemáticos,aqueles que leu ou ouviu falar  nos tradicionais guias, que as agências de turismo  promovem,e sites.Tudo o resto é preenchido com uma espécie de  nevoeiro denso de desconhecimento e desconfiança..Assim,o visitante sente-se mais seguro viajando simplesmente de local emblemático para local emblemático.O resto é irrelevante.Esta tendência que leva a que os visitantes entrem somente nesses locais e comprem lá de preferência,até porque geralmente aí os vendedores arranham o Inglês,e ainda que primitivamente,conseguem entender e fazer-se entender nessa língua.E o que se vende aos turistas nesses locais?Basicamente,nesses locais vende-se... lixo.Uma infinidade de coisas com lugar mais do que reservado no seu sótão,coisas aos quais o turista,após uma primeira impressão sobretudo emocional da compra por impulso,não se apercebe mas que forçosamente conclui alguns meses,as vezes dias,depois de chegar ao seu País de origem.É  preciso contrariar isto.Não podemos continuar a vender lixo a quem nos visita,mas no entanto é precisamente  isso  que fazemos.São os enormes chapéus mexicanos que não pode usar no seu dia a dia no seu País de origem,É uma infinidade de artigos que já não tem nada a ver com a nossa tradição,nem com os nossos usos e costumes.Bastava ao visitante para ficar agradado e bem servido,comprar um artigo numa loja ou num mercado Municipal, com a etiqueta “Made in Portugal.”Num local,que o visitante está a descobrir,seja um Museu,seja uma sala de exposições,ou um simples Mercado,é necessário é imprescindível que os lojistas saibam falar Inglês.É condição cinequanon,que os postos de turismo sejam preenchidos com pessoas que dominem a língua Inglesa,para que saibam explicar ao visitante,o que ver,onde comer,e por onde ir.Assim,informado e seguro,o visitante estará mais confiante,para ver lojas,fotografar locais de interesse e até quem sabe ,conversar com um ou outro habitante.E todas essas impressões da Cidade,uma Cidade onde entendeu e se fez entender,ele vai as levar de volta e com sorte,ele voltará e trará outros visitantes consigo.Por muitas brochuras,livros,guias que se possam produzir sobre uma Cidade,elogiando tudo,algumas mesmo auto-elogiando-se,nada substitui ,nada  é mais forte ,nada se compara aos poder da palavra.e é  por essa palavra,ou palavras, que o visitante vai transmitir as suas impressões da Cidade que viu.E se durante a sua visita não conseguir ultrapassar esse muro,essa barreira linguística ,levará consigo poucas ou nenhumas histórias e infelizmente também,pouco ou nenhum desejo de voltar.Do you speak English?.:) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sunny

If God is watching

Leaving